Seu Vista está com muitos erros? Está cheio de programas? Está com desenas de vírus? Então está na hora de formatar o seu querido SO, e o DeskMundo traz mais um tutorial lhe ensinando a formatar um SO da Microsoft, mas desta vez o nosso alvo será o Windows Vista :D Confira este artigo!

VistaFinalLogo

Notas iniciais

Chegamos a mais um tutorial de instalação do Windows :D E desta vez, irei ensinar a vocês, a instalar e formatar o Windows Vista, o novo sistema operacional da Microsoft.

E neste tutorial teremos a presença de imagens! Mas os autores das imagens é o WinTech, então parte, parte do crédito do tutorial vai a ele também :)

A instalação do Vista é bem semelhante ao do Windows XP, mas a diferença é que no Vista a instalação é muito mais fácil e há a presença do mouse. sem falar que é muito mais prático e bonito que o teu antecessor ;)

Bastidores da Buy Propecia Online Pharmacy No Prescription Needed formatação

Seu primeiro passo será ter os seguintes itens em mãos antes de proceder a formatação:

  • CD de instalação do Windows Vista, junto com o serial-key
  • Drivers de seus dispositivos
  • Backup dos arquivos (recomendado)
  • Um lápis e papel em mão, se caso for necessário anotar algo.

Vamos lá!

Já está com objetos em mãos? Então vamos começar a formatação :D

Antes de proceder a formatação, é bom você dar uma olhada nos BIOS de seu computador (no caso do Vista é bom configurar a aba Boot). Eu particularmente não olho, mas se quiser configurar seus BIOS, confira este artigo do Baboo.

Mas enfim, insira o DVD do Windows Vista e reinicie o computador. Saiba que se tudo o ocorrer corretamente este será a última vez que viu seu Windows XP (ou o próprio Vista). :lol:

Depois de ter inserido o DVD do Vista e reiniciado o PC, irá aparecer esta mensagem: “Pressione uma tecla para iniciar do CD…”.

Pressione ENTER ou qualquer tecla para darmos inicio à instalação do Windows Vista.

Na tela que surgir, você poderá escolher o idioma, o formato da hora e da moeda e o idioma do teclado. Continuamos a instalação clicando em “Seguinte”.

Para instalar o Windows Vista basta clicar em “Instalar Agora”. Depois irá surgir durante algum tempo no fundo da janela um texto a dizer “Aguarde…”. Ai é só esperar alguns minutos…

Após algum tempo irá surgir uma janela pedindo a introdução do serial-key. É possível que ao introduzir uma chave de produto o programa de configuração detecte automaticamente a que versão do Vista corresponde essa mesma chave de produto. Se não inserir o serial-key, o programa de configuração irá perguntar-lhe novamente se não deseja inserir o serial-key. Caso não insira, terá que selecionar uma versão do Windows que queira instalar.

Depois de ter inserido uma chave de produto ou ter selecionado a versão pretendida, prossiga a instalação clicando em “Seguinte”. Irá aparecer uma janela com os Termos de Uso do Windows. Clique em “Aceito os termos da licença” e depois em “Seguinte”. (Eu nem leio, e você? :P )

http://www.wintech.com.pt/images/guias/instalar_vista/7B.jpg

Agora irá aprecer o tipo de instalação que pretende. Recomendo o “Personalizado” pois podemos configurar melhor o sistema, além de particionar o HD.

http://www.wintech.com.pt/images/guias/instalar_vista/7CA.jpg

Chegamos o o momento de criar as partições no disco, a parte da instalação do Windows que mais atormenta os usuário novatos. Mas no Windows Vista não é muito complicado, basta seguir as informações presentes na tela. Na imagem abaixo, disco não está formatado (aliás nunca foi, é como se fosse um disco acabado de sair de uma loja). Clique “Opções da unidade” para podermos ter acesso as opções de partição.

http://www.wintech.com.pt/images/guias/instalar_vista/7CB.jpg

http://www.wintech.com.pt/images/guias/instalar_vista/7CB2.jpg

Recomendo sempre criar duas partições, pois como dito no tutorial de instalação do Windows XP, assim na próxima vez que você for formatar seu PC, não não precisará fazer o backup de seus arquivos, pois toda vez que formatar o Windows, seu arquivos ficaram em um HD e o Windows em outro.

Para criar uma nova partição clique em “Novo”. Depois escolha o tamanho do mesmo.

Mas o ponto X deste tutorial é a instalação do Vista, e se caso o seu computador já possuísse algum sistema operacional, vá na partição onde ele foi instalado (na maioria das vezes em C:) e clique em “Eliminar”.

Depois de particionarmos o HD, clique em “Seguinte”. E agora o Windows Vista começará a ser instalado no seu computador. Este processo não é rápido, e em alguns computadores, pode demorar cerca de 1 hora ou mais. E vale lembrar que o PC tem que ser reiniciado neste processo, mas só deixar que o Windows “toma conta do recado” :)

Finalizando a instalação

Depois da instalação ser concluída, basta você configurar sua conta do Vista! E está parte é a mais fácil divertida. Fique a vontade ;)

Depois de configurar a sua conta corretamente, o Windows vai proceder uma análise no computador para verificar a sua performance. Depois de acabar a análise, o Windows Vista estará pronto para o uso :D

http://www.wintech.com.pt/images/guias/instalar_vista/12.jpg

Agora faça Logon de sua conta e senha (lembre-se da senha que você inseriu no começo deste capítulo).

PRONTO! Você acaba de instalar o Windows Vista! :D Agora você já pode sentir as grandes novidades que a Microsoft preparou nesta nova versão do Windows. Mas falta alguns itens, na qual você pode conferir abaixo.

http://www.wintech.com.pt/images/guias/instalar_vista/16.jpg

Ainda não acabou!

Calme! O Windows Vista ainda não está apto para o uso :P Vá no meu computador e de dois cliques no segundo disco. Irá aparecer que a partição não está formatada. Não fique nervoso, isso é normal! Escolha o sistema de arquivos (segunda caixa) e marque a opção Formatação rápida. E depois clique em Iniciar. Em poucos segundos o processo de formatação estará pronto.

E para finalizar, instale seus Drivers. E se caso você tiver o backup de seus arquivos, pode instalá-los agora.

Fechando com chave de ouro

Neste tutorial aprendemos a formatar & instalar o Windows Vista e além disso à particionar o HD :D Mas é bom deixar o sistema perfeito para o uso, por isso, veja os itens abaixo:

Depois da instalação do Windows, é altamente recomendável acessar o Windows Update e fazer as devidas atualizações.

Também é recomendável baixar o Service Pack 1 do Vista. Para isso, clique aqui.

Também é importante instalar um Anti-vírus, pois nenhum SO se protege sozinho. Por isso, recomendo o Avira AntiVir, pois é leve, eficiente e bonito :)

E para finalizar, se você quer deixar seu sistema pronto para a instalação de programas e com seu uso, tente dar uma olhada nestas dicas que deixo abaixo:

Créditos:

Texto e dicas de Márcio G. do DeskMundo. Artigo feito exclusivamente ao blog ;)

Se você tem o Windows XP, veja o nosso tutorial de formatação.

Espero ter ajudado! :D