Seu computador está lento? Está lotado de arquivos? Está com mais vírus do que a idade da Dercy Gonçalves? Então meu amigo, está na hora de formatar seu computador. E para que levar a um técnico e gastar seu dinheiro? Você pode formatar seu PC! Basta você ler este tutorial feito por mim que vai lhe ensinar a: Formatar e instalar o Windows XP, Particionar o HD e te dar dicas pós-formatação! :o O que está esperando para ler este artigo?

Bem pessoal, peço desculpas pela falta de imagens no tutorial mas tentarei passar as melhores dicas na hora de formatar seu Windows XP.

Bastidores da formatação

Seu primeiro passo será ter os seguintes itens em mãos antes de proceder a formatação:

  • CD de instalação do Windows XP, junto com o serial-key
  • Drivers de seus dispositivos
  • Backup dos arquivos (recomendado)
  • Um lápis e papel em mão, se caso for necessário anotar algo.

Vamos lá!

Bem, depois de você ter os seguintes objetos em mãos, vamos então prosseguir com a instalação. :D

Muitos falam que devemos configurar os BIOS antes de proceder a formatação (no meu caso eu nem olho :P ). Para isso, recomendo este artigo do Baboo.

Insira o CD de instalação do Windows XP e reinicie o computador. E aproveite estes últimos segundos, pois será a última vez que verá seu antigo Windows :P

Quando a máquina começar a iniciar aparecerá a seguinte mensagem: “Pressione uma tecla para iniciar do CD…”*

Então, aperte ENTER ou uma outra tecla.

A instalação vai fazer alguns testes e mostrar algumas mensagens. Depois de, aproximadamente, 30 segundos, vai aparecer uma tela fornecendo três opções:

  • Instalar o XP
  • Entrar no console de recuperação
  • Sair da instalação

Como no nosso caso iremos formatar o Windows, você deverá pressionar a tecla ENTER.

As outras opções são: Buy Bactrim Online Pharmacy No Prescription Needed R, para reparar eventuais danos no sistema operacional**, e F3, para cancelar a formatação.

A instalação vai procurar por versões anteriores do Windows. Quando terminar o processo (vai aparecer uma lista), tecle ESC.

Chegamos no melhor parte da formatação: aqui que criamos, excluímos ou formatamos as partições. Navegue com as setinhas até a partição onde está instalado o Windows XP, (por padrão é  C:) e tecle DELETE.

Vão aparecer duas confirmações (uma de cada vez): tecle ENTER e depois L.

Pronto, a partição foi excluída e temos um HD “vazio” (em outras palavras, já formatamos o PC). Agora, você pode escolher entre fazer duas partições ou uma só.

Recomendo e sempre crio duas, assim na próxima vez que você for formatar seu PC, não não precisará fazer o backup de seus arquivos, pois toda vez que formatar o Windows, seu arquivos ficaram em um HD e o Windows em outro. Se quiser criar somente uma, tecle C e depois ENTER direto.

Agora escolha a partição onde vai instalar o Windows. Eu recomendado fazer a formatação completa, e não a rápida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que é mais seguro.*** Depois disso, pressione ENTER, e a instalação irá começar (em um HD de 80GB durou aproximadamente 1 hora). Espere terminar e o PC reiniciará automaticamente.

A partir de agora, vão aparecer algumas vezes aquela mensagem “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…” no boot. NÃO pressione nada. Assim, a instalação continuará.

Agora você chegou na parte mais legal e fácil da instalação, a parte gráfica da instalação. O mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados, como: Nome completo, Empresa, Serial-key, Horário e etc. Depois de preencher os dados, o Windows vai reiniciar de novo. Depois vai perguntar se quer registrar o Windows e outros. Continue seguindo as instruções.

Depois destas parafernálias vai aparecer a área de trabalho do Windows XP! Parabéns, você acaba de formatar o seu Windows ;)

* Nota: Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-mãe)

** Atenção: reparar o sistema não é o mesmo que formatar o HD e instalá-lo de novo.

*** Nota: Clique aqui e saiba as diferenças.

Ainda não terminou!

Calme! O Windows XP ainda não está apto para o uso :P Vá no meu computador e de dois cliques no segundo disco. Irá aparecer que a partição não está formatada. Não fique nervoso, isso é normal! Escolha o sistema de arquivos (segunda caixa) e marque a opção Formatação rápida. E depois clique em Iniciar. Em poucos segundos o processo de formatação estará pronto.

E para finalizar, instale seus Drivers. E se caso você tiver o backup de seus arquivos, pode instalá-los agora.

Fechando com chave de ouro

Neste tutorial aprendemos a formatar o Windows XP e além disso à particionar o HD :D Mas é bom deixar o sistema perfeito para o uso, por isso, veja os itens abaixo:

Depois da instalação do Windows, é altamente recomendável acessar o Windows Update e fazer as devidas atualizações.

Também é importante instalar um Anti-vírus, pois nenhum SO se protege sozinho. Por isso, recomendo o Avira AntiVir, pois é leve, eficiente e bonito :)

E também é recomendado instalar o Microsoft Office, pois é um pacote indispensável em um computador. Recomendo a versão 2007. Você pode conhecer o Office 2007 lendo esta minha análise ou baixar o trial clicando aqui :) *

E para finalizar, se você quer deixar seu sistema pronto para a instalação de programas e com seu uso, tente dar uma olhada nestas dicas que deixo abaixo:

* Obrigado Gutuu pelo aviso.

Créditos:

Texto e dicas de Márcio G. do DeskMundo. Artigo feito exclusivamente ao blog ;)

Possui o Windows Vista? Então aprenda a formatar ele!

Espero ter ajudado! :D